sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vou publicar mais uma de muitas histórias por mim vividas .
 Pois por muito que se diga, sofria-se muito, eu até fome passei, mas isso para muitos não interessa. Quanto ao Srº. Cunha excelente pessoa, mas sem pulso para ser Comandante de um Batalhão, e muito menos, um batalhão que já alguém, utilizou a palavra  perto de BISSAU, talvez com segundas intenções, o que eu não aceito, pois estávamos, junto de "DUAS MATAS QUE POR MUITOS CONSIDERADAS DAS MAIS PERIGOSAS" CHOQUEMONE e PONTAMATAR, hera tão pacífica que alem de FLAGELAÇÕES e foram bastantes, ao quartel de uma das vezes matou uma LAVADEIRA, dentro do quartel,  por duas vezes tivemos a artilharia a bombardear, os FIAT, e numa grande OPERAÇÃO, tivemos 10 MORTOS de cada vez, lembro-me que uma dessas vezes depois de toda a actuação da ARTILHARIA e AVIAÇÃO, ao cair da noite ainda fomos FLAGELADOS com foguetões, num desses ataque, eu que sou de BARCELOS, decorriam as FESTAS das CRUZES, não sei se 3 ou 4 de MAIO.
 Lembro-me que posteriormente, veio para Bula a 38ª Companhia de Comandos que foi tentar limpar a zona, uma vez que apesar de todo o bombardeamento. quer da aviação e artilharia, e dos mortos que tivemos, ao cair a noite ainda fomos flagelados com 21 foguetões, posteriormente até o Marcelino da Mata se sediou em Bula.
 Desde dois condutores que iam a BINAR, num dos transportes tradicionais, que por cá é para GADO, e foi atacado, não sei o numero de mortos,mas contou o motorista da ambulância, que pela estrada fora era só CADÁVERES, os dois militares segundo nos contou um africano, que fugiu pelo meio do CAPIM, que os queriam levar com eles, e eles rejeitaram.
 O fotografo com uma rajada cortaram-lhe as pernas, aos dois militares que eram mecánicos que iam a Binar arranjar o carocha que estava avariado (UM SEI QUE ERA O AMORIM O OUTRO NÃO ME LEMBRO O NOME), mas como dizia segundo relato do africano, não quiseram ir com eles, e deram-lhe a um um tiro na testa, a outro numa vista, e foi este o fim trágico destes dois colegas, sei que um colega que era condutor da ambulância, que foi ao local, disse que num raio de 200 metros eram só corpos espalhados pela estrada
Convém lembrar, que tudo isto aconteceu, porque se estava a formar a coluna, que era formada com as PANHARES, que faziam a segurança, esse carro se antecipou há coluna, e pouco depois ouviu-se  disparos, e foram logo as panhares, e depararam com o cenário descrito acima.
Lembro-me que foi num sábado,  duas e tal três horas eu ainda ouvi os disparos, pois estava a assistir a formação da coluna, que era perto do café do Sr. Silva, que tinha o cruzamento para Binar, S. Vicente.
Lembro-me de ver depois o camião, metia medo só de olhar, foi uma rocketada, entrou no sitio do motorista, e onde passou varreu tudo, impressionante  na altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário