sexta-feira, 20 de julho de 2012

Já depois de regressar novamente para bula, depois de gozar férias, (POIS NO 25 ABRIL ESTAVA DE FERIAS CÁ NA METRÓPOLE), e tivemos contactos com elementos do PAIGC, em Bula, com quem mantivemos diversas conversas, onde me lembro na altura se andar a construir uma estrada, e as nossas tropas iam fazer segurança, ás respectivas máquinas, e eles dizerem que também estavam lá,  pois também eram interessados, uma vez que tudo ficava lá.
 Lembro-me de dizerem que muitas vezes viam o pessoal passar e nada faziam, pois diziam eles que nós estávamos lá porque éramos obrigados, muitas outras situações nos contaram, compreendendo o que lá fazia-mos, e que só quando confrontados, e não o podendo evitar, haviam os confrontos.
 Devo dizer que fortemente armados, sempre que vinham ao quartel, o que não era o nosso caso, pois já estávamos em descompressão, pois a vinda deles era para encetar negociações, digo eu??? uma vez que eram comandantes, e os soldados é que ficavam converçando com o pessoal, mas via-se que era pessoal com certa formação.
 Esta foi mais uma de muitas experiências, por lá vividas.
Tenho lido relatos de tudo o que os elementos do PAIGC, na altura faziam, visitando os quarteis, e faziam certas investidas, junto da população, praticando as barbaridades próprias da guerra, do que hoje assim há distância, também me sinto responsável, pois nós tinha-mos o dever de defender todos o que independentemente da cor, serviam o nosso exercito, tal como em tudo na vida, pensamos que todos são como nós, e quando se fazem as coisas premeditadas, a boa fé é ultrapassada, muito me têm custado ler coisas que se passaram, mas embora me sinta muito mal, com tudo o que tenho lido, não me sinto responsável, pois eu na altura que lá estive, defendia fosse quem fosse, foi sempre esse o meu principio, e será ate ao fim dos meus dias. 
Abraços a todos com votos de muita saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário